quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Caminhar ao Ritmo de Deus e da Igreja...

Durante este ano Trinitário nós aprendemos a viver ao ritmo de Deus e da Igreja através de três grandes etapas :

- No primeiro trimestre com o Filho recebemos graças de cura, conversão e salvação, vividos no mistério da Quaresma e da Páscoa.
- No segundo trimestre, cheios do Espírito de Pentencostes, somos santificados e aprendemos a vivenciar os dons e os carismas, para anunciar Deus ao mundo.
- Na terceira etapa, mergulhamos no coração do Pai, como “o Filho único voltado para o seio do Pai” (Jo 1,18) reavivando esta identidade batismal, descobrindo o mistério vocacional  que Deus semeou em nós.

Tudo isto para glorificarmos a Deus e contribuirmos para a salvação das almas, servindo a Igreja e evangelizando o mundo com um novo ardor missionário. “O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres… numa palavra o testemunho da Santidade.”

*O nosso dia a dia é marcado pela celebração da Eucaristia, a Adoração, a Liturgia das horas, com a beleza da Tradição e na novidade do Espírito, a oração meditada do Rosário, a Oração comunitária, carismática e pessoal, a graça santificante dos Sacramentos… É uma vida escondida de Nazaré através da formação cotidiana da Palavra de Deus, com percursos bíblicos e a sua pedagogia com todo o povo de Israel que se estende hoje a todas as nações; a formação humana, que nos faz viver a graça de ser homens e mulheres de Deus; e por fim, a  doutrina e o magistério da Igreja  com todos os tesouros deixados pelos Apostolos, que nos leva a ser estes discípulos com uma coluna vertebral.Nossa semana é ritmada pela liturgia, e de forma particular, pelos três dias do mistério Pascal:

- Quinta-feira- pela Celebração e Adoração Eucarística, lava-pés e oficio de mesa no qual intercedemos por toda a igreja; é um dia para celebrar e refazer a Comunhão !
- Sexta-Feira - dia de recolhimento, silêncio e jejum, oração, intercessão pelo mundo e os que sofrem, fazendo memória do mistério da paixão de Jesus Cristo.
- Sábado - dia dedicado a Virgem Maria e de oração carismática através da liturgia das vésperas da ressurreição; Dia dedicado ao percurso doutrinal e aos Retiros propostos no nosso Programa anual.
- Domingo - Celebração solene do Dia do Senhor e noite fraterna em comunidade - Retiros segundo o programa.
- Segunda-Feira- Dia de deserto pessoal, chamado “Shemá Israel” - tempo de repouso e intimidade com o Senhor.
- Terça-Feira- Início das formações bíblicas e do percurso antropológico. O ritmo dos Percursos biblicos são de três horas por dia, de 3ª Feira a 6ª Feira.- Quarta-Feira – dia de São José, dedicado à Escola da Missão, e ao trabalho artístico para a evangelização.

O que organizar para um Ano Sabático?

A Família Sementes do Verbo, a cada ano, se prepara com alegria para acolher aqueles que entram na Escola do Ano Sabático, uma verdadeira Escola de Nazaré, que tem o seu início na Festa de São José, dia 19 de Março.

O mais importante é ter um coração decidido, alegre, entusiasmado, dócil, disponível e perseverante diante  do  chamado de Deus… Mas um projeto importante se prepara…

Por isso, você precisa providenciar alguns materiais, que lhe serão bem úteis neste ano de formação e de Escola de Vida :
- Bíblia de estudo: Bíblia de Jerusalém (formato grande ou compacto, contendo as notas, introduções e referências marginais;
- Catecismo da Igreja Católica (versão amarela);
- Liturgia das Horas – 04 volumes (se possível);
- Xerox dos documentos pessoais: RG, CPF, Título Eleitor, 2 fotos 3/4;
- Documentos da Igreja :  a) Documentos do Concílio Vaticano II b) Cartas Encíclicas mencionadas no Programa de formação : Estas cartas podem ser encontradas no site do Vaticano: www.vatican.va;
- Cadernos, classificadores ou blocos para os cursos;
- Instrumentos de música (caso tenha);
- Vestes de trabalhos (aventais, boné, luvas…);
- Uma pequena bacia plástica;
- Produtos de higiene pessoal;
- Dois ou três pares de lençóis e duas ou três toalhas de banho.
Obs.: Todas as roupas, lençóis e toalhas deverão ser marcadas com o seu nome, ou  bordado ou com marcador para tecido.

Coragem e bom Ano Sabático!
«Vosso Pai sabe do que tendes necessidade!» (Lc 12, 30b)
Deus o Abençoe!

Um Ano Sabático para que?

Voltar ao primeiro Amor…

Aos 18 anos fui chamada a fazer uma experiência vocacional com as Irmãs de uma congregação religiosa, na qual durante esse tempo senti muitas dificuldades de adaptação e muitas angústias em virtude de minha imaturidade humana e espiritual. Conclui, então, que não era minha vocação! Saindo dali, muito decepcionada, fui trabalhar e estudar sempre procurando algo que me preenchesse como: amigos, namorado, festas… mas tudo acabava em um grande vazio. Senti-me tocada pela Misericórdia de Deus, quando fui chamada a fazer o Ano Sabático, um ano em que o primeiro amor foi infundido novamente, fazendo-me redescobrir minha vocação à vida consagrada. Alcancei, assim, a graça do auto-conhecimento e da ajuda do Pai. Pude conhecer-me e conhecer o amor do Pai por mim. Hoje digo com alegria: Faça-se em mim segundo a Sua Palavra! Érika Lima, 19 anos, Marabá, Pará.

Profissão ou vocação?“Buscai-me e vivereis”
O Ano Sabático foi um chamado que brotou do coração de Deus que me dizia: “Procurai-me e vivereis” (Am 5,4). Dentro de mim faltava algo, faltava vida plena. Essa falta me incomodava, mas eu não sabia como preenchê-la. Então, busquei de várias formas: nas pessoas, nos lugares, no sonho profissional dos meus pais para mim, mas não era, na verdade, o que eu buscava. Coloquei minha vida nos estudos, na faculdade, depois nos estágios, no trabalho como nutricionista. Porém, quando acabava o expediente, via que eu não tinha vida. Era, então, que Deus me falava, mas eu sufocava Sua voz com mais sonhos profissionais e esquivava-me. Até que um dia, Ele trouxe-me a Palmas, por intermédio de um concurso público, deu-me tudo que eu sonhava profissionalmente: estabilidade. Mas ela também não me satisfez e, no vazio que habitava em mim, ouvi e segui o chamado de Deus para entrar na escola: para ser e não apenas fazer, ser filha de Deus e não apenas ter uma profissão. Hoje descubro a alegria de ser filha de Deus e de viver em plenitude, como missionária no seio de sua Igreja. Vanessa Lopes de Jesus, 25 anos, Anápolis, Goiás.

“ Meu Deus escolho Tudo… Não quero ser Santa pela metade.Não me faz medo sofrer por vós,a única coisa que me dá receioé de guardar a minha vontade… Tomai-a para vós…”“ Amar é tudo dar…E se dar a si mesmo…”Sta Teresinha, Manusc A


Um Ano Sabáticopara salvar a nossa família…
Éramos bem engajados na nossa paróquia, como ministros da Eucaristia e carregávamos muitas responsabilidades ao nível da evangelização paroquial… mas no nosso coração havia sede de algo mais… Os nossos três filhos, dois rapazes e uma adolescente, eram bem engajados na infância missionária e em grupo de jovens… mas sentíamos sede de poder servir como família, como casal… estando bem ajustados como homem e mulher, sendo um só… Ora, era isso mesmo que nos faltava e não sabíamos como fazer…. Vivíamos uma grande desunião e não conseguíamos compreender-nos como casal… vivíamos na agressividade permanente e os nossos filhos sofriam muito com isso… estávamos tão centrados nos nossos problemas de casal que nem nos dávamos conta, a que ponto eles sofriam com tudo o que presenciavam… Deus nos chamou para um Ano Sabático em família, para salvar o nosso amor e nos restaurar cada um e como família… Hoje aprendemos que “amar é tudo dar e se dar a si mesmo…” e que quando não sabemos amar, Deus vem amar em nós. Para os nossos filhos foi uma verdadeira Ressurreição… e hoje queremos nos consagrar como família para ajudar outras famílias que sofrem, por falta de formação, de Eucaristia, Adoração e de acompanhamento espiritual; por desconhecerem a Palavra e não viverem uma real intimidade com o seu Deus. O Ano Sabático foi a resposta providencial de Deus para nós ! Antônio e Bárbara, Danilo, Júnior, Criscia, Salvador de Bahia.

Buscava e não encontrava…
Desde os 17 anos busquei ajuda para um direcionamento vocacional e humano, desejava ardentemente compreender tudo que eu vivia interiormente, mas não encontrava resposta, precisava entender o que Deus estava a falar-me, mas era algo que eu não conseguia, parecia-me distante demais. Passei por algumas congregações e Mosteiros nessa longa procura. Foram 9 anos de busca e angústia. No ano de 2000 já com 26 anos conhecia a Comunidade e comecei o Ano Sabático que foi para mim a resposta de Deus aos meus anseios, a tudo aquilo que eu buscava: conhecer Deus, ouvir sua Palavra, conhecer-me sob seu olhar e o olhar da sua Igreja, e, principalmente, poder responder ao chamado de Deus sem medo de errar. Estou a 7 anos na Comunidade, sou Virgem Consagrada. Sou muito feliz por pertencer só a Jesus, servi-Lo nesta Bela Família que Deus preparou para mim que é a Comunidade Sementes do Verbo. Consagro a minha vida também para que muitos jovens possam ouvir o chamado de Deus e respondê-lo sem demora. Ir Teresinha, 34 anos, Salvador de Bahia.

Decidi entrar na faculdade do Amor!
Encontrava-me numa idade e num momento de grandes decisões que mudariam toda a minha vida. Tinha no coração o grande ideal da faculdade, mas ao mesmo tempo me perguntava se era isso mesmo que Deus queria. E Ele antecipou-se em me apresentar uma faculdade diferente: a faculdade do Amor. Deus seduziu-me e eu me deixei seduzir por Ele. Nesta faculdade que é o Ano Sabático, Deus deu-me de compreender que o amor abrangia todas as vocações, todos os tempos, todos os lugares, enfim, que o Amor era tudo e esse tudo para minha vida não era outra coisa senão Deus. E hoje a minha alegria é deixar-me consumir pelo Tudo de minha vida, Deus. Ser missionária para que outros jovens descubram a alegria de ser de Deus! Só de Deus! Elaine de Jesus Gomes, 18 anos, Salvador de Bahia.

De Recém Batizado a…Futuro sacerdote!
Tinha acabado de ser batizado na Igreja Católica, quando decidi fazer um ano Sabático, aos 24 anos. Vim de uma família protestante e desejava conhecer a Palavra de Deus e a Igreja. Fui muito marcado pela vida em família, na comunidade. Uma vez que sou filho de pais divorciados, não pude saborear como é bom ser filho e se deixar educar… por um Pai e uma Mãe… Na Comunidade encontrei isso e muito mais… a vida de oração, a vida fraterna, a vida de missão… e encontrando Cristo e a Igreja, descobri o mistério que me habitava…Deus me chama a ser sacerdote… O ano Sabático foi um verdadeiro trampolim… cheguei bebê…recém-nascido… e saí com uma coluna vertebral que me permite desejar ser padre e servir a Igreja… e ir até aos confins do mundo para batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo…multiplicando, assim, os filhos adotivos de Deus Pai e da Mãe Igreja… Adenilton Lima, 27 anos , Candeias - Bahia

Resisti, questionei, duvidei, tentei fugirmas Deus foi o mais forte!
Recebi do Senhor, em janeiro de 2006, um forte e doce convite ao Ano Sabático através da Palavra: “Todos vós que estais sedentos, vinde à nascente das águas” (Is 55,1). Apesar de me sentir sedenta e com um desejo enorme de mergulhar na Palavra de Deus, eu resisti, questionei, duvidei e tentei fugir, mas Deus é sempre mais forte. O Senhor teve e tem pressa de ouvir o meu sim e hoje posso dizer com toda a convicção e alegria: sim, “eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segunda a Tua Palavra” (Lc 1, 38). Ana Rita, 35 anos, Salvador de Bahia.

Filha de Deus e da Igreja...
Descobri a beleza da Igreja Católica durante o Ano Sabático. Fui Batista, mas a Eucaristia me trouxe de volta para a Igreja Católica, na qual tinha sido batizada quando criança… Amava a Palavra de Deus, mas faltava algo… um grande vazio me habitava… Um dia passei diante de uma Igreja com o Santíssimo Exposto… se tornou uma evidência: era Jesus Vivo, diante de mim… Caí de joelhos e reconheci o Meu Senhor… Mas faltava conhecer a Igreja… a beleza de sua doutrina, da vida dos Santos, da Presença materna de Maria… Tudo isso, pude descobrir no Ano Sabático… E hoje sou consagrada, para amar e fazer amar Jesus Eucarístico, que só a Igreja Católica pode dar-me… Ir Joana, 37 anos , Salvador de Bahia.

E após um Ano Sabático?
Missionários em pleno mundo
O Ano Sabático foi uma escola para nos gerar como família, pois não sabíamos viver como família. Fomos gerados pela Palavra e aprendemos muitas coisas que serão fundamentais para nossa vida. No Ano Sabático aprendemos a aceitar a nossa história e nossas feridas. Não podemos ter uma vida nova se não aceitamos e nos reconciliamos com as nossas feridas. Hoje vemos o que Deus fez em nós e em nossa família. Eu, Regimare, casei-me muito jovem, e fui mãe e esposa, sem nunca ter sido filha. Mas hoje me reconheço como filha de Deus. Seguiremos nossa vocação como família no mundo com o apoio da Comunidade. Regimare e Gilson (27 anos), com seu filho Mateus, Salvador de Bahia.

Da morte à vida!
O Ano Sabático para mim foi um ressuscitar com Cristo e em Cristo! Eu era uma pessoa que estava com a alma praticamente morta, era extremamente depressiva. Tinha acabado de concluir o ensino médio e não sabia que faculdade iría fazer. Tinha em mim vários gritos interiores. Eu queria de todo meu coração mudar o mundo ajudando as pessoas, mas não podia fazer nada na situação em que me encontrava. Queria viver uma verdadeira felicidade e não as felicidades efêmeras que o mundo me oferecia. Com o Ano Sabático, pude conhecer Deus e me deixar conhecer por Ele através da sua Palavra. Ele mudou minha vida, hoje sei que encontrei a verdadeira felicidade que está Nele e me sinto muito amada por Deus. Sei que tudo posso Naquele que me fortalece; Por isso estou hoje fazendo um tempo missionário e como discernimento profissional, quero fazer uma faculdade de Direito. Sempre continuando no caminho de Deus, fazendo a vontade Dele, pois sei que sem Ele nada sou ! Karine, 19 anos, Missionária e Estudante de Direito, Goiâna-Goiás.

Vinte Anos depois,Ainda vivo das graças do Ano Sabático…
Nunca pensei fazer um Ano Sabático, mas visitando o meu irmão que seguia essa formação com a sua esposa, o chamado de Deus se tornou uma evidência! Era uma católica praticante… mas só de Domingo… a Palavra de Deus, eu não a conhecia… pude então descobrir o quanto vivia o que o profeta Amós descreve: “ Eis que virão dias, em que enviarei a fome à terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a Palavra do Senhor… cambalearão de um mar ao outro, errarão do norte até ao levante à procura da Palavra do Senhor mas não a encontrarão…” (Amos 8,11-12). A minha Bíblia estava fechada há anos! E naquela hora, senti em mim a sede de descobrir a Palavra que dá a vida… Faz vinte anos que fiz o meu Ano Sabático na França e a Palavra de Deus continua sempre nova e atual… Hoje tenho a alegria de poder ser formadora nesta escola do Ano Sabático, e de dar a conhecer a outros jovens, a beleza e a riqueza das Sementes do Verbo, escondidas em cada coração. Christine Raffara, 45 anos, francesa.

Um Ano SabáticoPara preparar um casamento místico, sólido e realista...
Buscai antes o reino de Deus e todas as outras coisas vos serão dadas por acréscimo.” Mt 6,33

Fui atraído para o Ano Sabático, pela sede da minha namorada que foi tocada com esta Palavra : “Buscai antes o reino de Deus e todas as outras coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt 6,33). Ela resolveu deixar tudo pelo Senhor e entrou na escola do Ano Sabático, desejosa de receber uma formação integral, tanto a nível humano como espiritual. Na altura, eu hesitei pois tinha um certo receio em deixar tudo… responsabilidades do grupo de oração, emprego, família, amigos. Um ano mais tarde, arrastado pelo sim de Edrian, decidi  seguir esse chamado, e me deparei com “um tesouro escondido num campo…” Mt 13,44. Descobria, dia após dia, a Palavra de Deus, o meu chamado para uma vida comunitária, bem como ficava deslumbrado com a beleza, a riqueza, a largura, a profundidade da nossa Igreja… Fui confirmado e preparei a minha vocação ao casamento… e a vocação de ser pai… Hoje posso servir a Igreja, como família missionária, no seio de uma comunidade de vida. Também estou preparando-me para ser diácono permanente ao serviço da Igreja de Cristo. Tudo isto foram Sementes lançadas durante o Ano Sabático, que é segundo a Palavra de Deus, “ uma promessa para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouviram de longe o apelo do Senhor, nosso Deus “ (At 2,39) Roberto e Edrian, 35 e 30 anos e Paulo Henrique, com 2 anos – Salvador - Bahia

De Gerente de banco a…Consagrada!
Aos 42 anos uma inquietação persistia no meu coração… desde os 6 anos de idade que desejava ser esposa de Cristo e missionária… mas a vida familiar e profissional tinha adiado esta questão… E agora, eu achava que era tarde demais… Quando eu menos esperava, Deus veio ao meu encontro para saciar a sede profunda de ser Dele… Ele me chamou a entrar na Sua Escola, através do Ano Sabático! Consagrar um ano para poder finalmente escutar a Sua vontade para a minha vida… Aquele que nos chama, é fiel, e mesmo se parece demorar… ao lhe darmos espaço, Deus age rapidamente! Hoje tenho a alegria de poder viver a vida que sempre sonhei, ser Sua esposa para consolar o Seu coração e dar-lhe almas... Os 22 anos como gerente de banco foram uma longa preparação, mas precisei desse trampolim que foi o Ano Sabático, para ser quem sou! Hoje digo com alegria : “ O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o Seu nome! ( Lc 1,49) ” Ir Maria Ana, 45 anos, Catú - Bahia

o Sabático  não é um curso… é um parto!
Vim fazer um Ano Sabático enviada pelo fundador da Comunidade de Vida à qual a pertenço. Ele me enviou para que uma vez formada eu pudesse ajudar na formação da nossa comunidade, na paróquia e na Renovação Carismática. Tudo isso e muito mais encontrei neste ano… O Ano Sabático foi, na minha vida, um Nascer do Alto. Deus ouviu os meus gritos e veio recolher todas as minhas lágrimas e dores. Hoje saio com esta Palavra: “ Não é tempo de lamentações, levanta-te. Sê Firme e Corajosa! “ (Jos 1) Durante o Percurso Bíblico, Deus veio refazer toda a minha história… reconciliando-me com ela, fazendo-me reler tudo à Sua Luz… O Percurso Antropológico foi o bisturi que abriu as minhas feridas para que elas sejam o canal da graça…O Percurso doutrinal deu-me uma coluna vertebral… saio decidida e firme… capaz de escolher e lutar pela vontade de Deus em mim. A vida fraterna foi a escola da obediência e da castidade… Hoje sinto-me livre de ser quem sou. O Ano Sabático não é um curso…é um parto…”a criação espera ansiosamente pela revelação dos filhos de Deus…ela geme e sofre as dores de parto… (Rm 8,19-22) … Na minha história, tudo mudou! Hoje desejo ajudar outros a viver a partir da sua verdadeira identidade batismal e a encontrarem o seu lugar na Igreja. Betejane da Silva, 26 anos , Macéio, Alagoas.

O que eu queria, eu já sabia…Mas, e Deus ?!

Sempre desejei ajudar os pobres e queria ser juíza para melhor fazer isso. Já tinha tudo programado: estudos, carreira, vida afetiva…Mas, faltava algo, uma sede profunda me habitava… Quando Deus revelou-se a mim, no seu Amor, foi certamente a Virgem Maria, que me levou a Ele, e que me ensinou aos poucos a renunciar aos meus projetos e desejos, para entrar na Sua vontade, de Deus! A Sua vontade desposava a minha vontade mais profunda, mas era bem mais ampla e me conduziu por caminhos surpreendentes! O Ano Sabático permitiu conhecer-me, nas minhas fraquezas e carismas, e entrar, sobretudo, na visão que Deus tinha para a minha vida… Ele quer ser o Senhor das nossas vidas e busca acima de tudo almas que se deixem amar e guiar por Ele… “Me seduzistes Senhor e eu Me deixei seduzir, Fostes forte demais e me dominaste…(Jer 20,7) ” Ir Maria Angélica, 26 anos, Candeias- Bahia.

Dos Estados Unidos da América…Para o coração de Deus!
O Ano Sabático foi para mim um chamado de Deus a avançar para águas mais profundas. Eu morava nos Estados Unidos, estudava, trabalhava… tinha tudo que uma jovem de 17 anos sonhava para ser muito feliz. Mas o meu coração tinha sede de algo mais, sede de Deus!  Não queria mais viver para mim mesma, mas desejava saber para que tinha sido criada. No Ano Sabático, descobri que sou filha bem amada do Pai e qual é o meu lugar na mãe Igreja. Hoje sou feliz de ter deixado tudo para consagrar um ano para escutar a voz de Deus. Livremente, por meio do Ano Sabático, escolhi doar minha vida a Deus, a minha juventude, para a glória de Deus, a salvação das almas e para a evangelização do mundo… Hacácia, 19 anos – Goiânia- Goiás.

Investir... na carreira ou na Vida Eterna?
No final do ano 2001, quando estava terminando a faculdade, tinha um grande questionamento dentro de mim: optar pelo profissional e continuar os estudos no Mestrado em Economia, no qual acabara de ser admitido, ou me decidir pela vida espiritual, aprofundando o conhecimento de Deus e da Doutrina da Igreja. Tinha sede, sobretudo, de responder ao chamado de Deus em minha vida. Diante do Santíssimo, recebi a resposta que me ajudou a discernir este questionamento: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens” (Mt 4, 19). Ao ver os primeiros discípulos que não colocavam nenhuma objeção para seguir o Mestre, fiz o mesmo, e deixei-me ser conduzido por Ele, fazendo um Ano Sabático. Percebi que entre fazer um Investimento Profissional ou um Investimento Espiritual, o melhor seria investir na vontade de Deus, a qual tornou-se também a minha. Como tive que renunciar, dentre outras coisas, ao trabalho remunerado, busquei familiares e amigos, sobretudo na paróquia, que acreditassem nesse chamado e que pudessem ajudar-me, através de um apadrinhamento mensal (valor total correspondente a um salário mínimo), visando o custeio de minhas despesas pessoais, de alimentação, de alojamento e formação. Deus foi fiel na sua graça e as pessoas que se comprometeram foram fiéis no seus dons! Assim pude consagrar-me a esse Ano de Formação e estar disponível a tudo que Deus tinha reservado para mim. Ainda hoje, intercedo junto ao Senhor Jesus por todos aqueles que sonharam comigo e que possibilitaram a realização desse sonho. Dou graças a Deus pelo Ano Sabático, por ele ter sido para mim o despertar da minha vocação comunitária e também sacerdotal. Agradeço a Ele por ter-me fortalecido e amadurecido nesta vida contemplativa e missionária... Hoje quero ser como os Apóstolos: Pescador de homens! Ir Tiago

Para os futuros candidatos
Para você que tem no coração o desejo de ser formado na Escola de Jesus, algumas dicas para conseguir seu apadrinhamento:
- Poupe em tudo o que puder, tendo em vista o grande investimento na sua formação…mesadas, salário…
- Não faça dívidas que o comprometam… Seja livre para seguir o chamado de Deus
- “Venda o terreno, para a comprar a pérola…” Desfaça-se do que é supérfluo, e que lhe permita financiar este tempo de formação;
- Procure padrinhos (amigos, parentes, paróquia, grupo de oração, colegas profissionais…) que possam contribuir fielmente todos os meses para o valor total correspondente a um salário mínimo, de Março a Janeiro;
- Faça uma novena a São José, confiando-lhe todas as necessidades materiais e espirituais.

Para aqueles que desejam ajudar na formaçãode um jovem ou uma família através da Escola do Ano Sabático
Se você deseja ajudar um jovem ou uma família para que recebam uma formação sólida e encontrem seu lugar na Igreja e no mundo, por meio da Escola do Ano Sabático, você poderá fazê-lo por meio de várias formas:- Consagrar mensalmente um valor de seu salário para apadrinhar um participante do Ano Sabático;- Ser um divulgador e arrecadador: Reunir amigos de sua empresa, escola, universidade, paróquia que desejem colaborar;- Produzir algum artigo cuja venda possa ser destinada a ajudar neste projeto de evangelização.

FORMAS DE PAGAMENTO- Você pode dar uma quantia de entrada e o restante parcelado mensalmente, ou então, o valor total de uma só vez. - Por débito automático ou depósito ou transferência em Conta Corrente no nome da Associação Sementes do Verbo; CNPJ nº 07104940/0001-70; Banco do Brasil: Agência 1505-9, Conta Corrente 35.661-1; Av. JK, ACSO 01 CONJ 1 Lote 33 Praça dos Girassóis CEP 77163-050 PALMAS-TOCANTINS (TO)-BRASIL; BIC (SWIFT):BRASPRRJBSA; IBAN:001 15059 0000356611. - Enviar o comprovante por fax (0xx63 3028-0014) ou e-mail, após cada contribuição bancária, indicando o nome completo do participante do Ano Sabático apadrinhado e o mês a que se refere a contribuição.

Formação para a Missão

FORMAÇÃO SOBRE EVANGELIZAÇÃO E MISSÃO

► Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi” – Evangelização do mundo moderno – Papa Paulo VI;
► Carta Encíclica “Redemptoris Missio” – Missão de Cristo Redentor – Sobre a Validade Permanente do Mandato Missionário, de João Paulo II;
► Exortação Apostólica «Christi fideles Laici» - Vocação e Missão dos Leigos na Igreja e no Mundo – de João Paulo II;
► A Evangelização no Brasil – Diretrizes da CNBB “Queremos ver Jesus”.
► “Europa, onde está teu Deus?” - Pe Jacques Marin.
► “Enviados no fogo do Espítito Santo” - Pe Jacques Marin.ESTUDO DOS CONTINENTES MAPA MUNDI: HISTÓRIA, GEOAGRAFIA, RELIGIÃO E CULTURAEstudo da história, geografia, religião e cultura: América do Norte e América Central / América do Sul / Europa e Oceania / África e Ásia.
► Exortações Apostólica Pós-Sinodal de João Paulo II: Ecclesia in Europa / Ecclesia in África / Ecclesia in América / Ecclesia in Ásia / Ecclesia in  Oceânia.

CURSOS, CONGRESSOS E EVENTOS DA ARQUIDIOCESE DE PALMAS
► Encontros de Formação e Convivência com D. Alberto e as Comunidades Novas;
► Festa da Juventude – Fazenda Esperança;
► Jornada Vocacional da Arquidiocese.

FESTIVAIS DE EVANGELIZAÇÃO E MINISTÉRIO ARTES CONSOL'ARTE (Teatro, canto e coreografia)
► Festival de Jovens e Adolescentes «Halloween No! Holly Wins, Yes!»
► Festival das Crianças «Faz alegria de Jesus!»
► Acampamento de Jovens com rappel
► Festival das Famílias “A família, esperança da Igreja

EXPERIÊNCIAS MISSIONÁRIASOs jovens que fazem um Ano Sabático participam de algumas das missões da Comunidade Sementes do Verbo:
► Casa de Maria: Cada quarta-feira, na casa de Maria, a Comunidade Sementes do Verbo é uma presença de oração e acompanhamento espiritual às pessoas que desejam. Também anima a missa das 17h.
► Casa de Marta: A Comunidade Sementes do Verbo tenta acolher, amar e formar mães adolescentes em situação de risco.
► Outros locais de Evangelização: nas paróquias, grupos de oração, nas ruas, feiras, escolas, bairros… segundo os chamados.
► Evangelização pela Arte: através do ministério “Consol'Arte” da Comunidade Sementes do Verbo.
► Na escola dos mais pobres: em especial as crianças e os adolescentes em situação de risco, através do projeto “Sementinhas de Amor” no bairro Aureny III, desenvolvido pela Comunidade Sementes do Verbo, e, também no Jalapão.
► Missões pontuais: nas Paróquias, colégios, empresas, hospitais e presídios.

Formação à Vida Comunitária e Pastoral

FORMAÇÃO À VIDA COMUNITÁRIA E PASTORAL

A Comunidade Cristã. As quatro perseveranças. Vida comunitária. Vida Fraterna. Humildade. A Caridade Fraterna.
► “Vida fraterna em comunidade” - Congregação para os institutos da vida consagrada e as sociedades de vida Apostólica.
Cada participante do Ano Sabático recebe um acompanhador espiritual que o ajudará a descobrir o seu mistério vocacional.

“Eis que te procurava forae estavas dentro de mim….” Sto Agostinho

Para mim, o Ano Sabático foi uma resposta do Amor Providente de Deus. Muitas vezes, digo: Se não fosse o Ano Sabático onde estaria? O que seria de mim? O que me levou a dar este passo foi a necessidade que sentia de receber uma formação profunda da Palavra de Deus, que até então representava algo de desconhecido e inacessível; Havia, ainda o grito do meu coração, que ansiava descobrir a vontade de Deus para minha vida, ou seja, minha vocação. Foi de grande importância o acompanhamento espiritual: ter alguém que me escutou, em nome do Senhor, e me ajudou a descer no mais fundo de minha alma. Foi um belo caminho a três, pois Jesus se fazia presente, e durante o qual foi revelando: quem eu sou aos Seus olhos; quem é Ele para mim; e o que Deus já havia inscrito em meu coração. Foi através do acompanhamento espiritual, ao longo dos nove meses, que pude ser confirmado no meu chamado e encontrei confiança para me lançar nesta aventura de ser todo de Deus. Hoje sou feliz de ser consagrado nos três votos, de estar me preparando para o sacerdócio e de anunciar a todos esta grande alegria: vale a pena dar tudo a Jesus! Irmão João, Português, 32 anos.
RETIROS DE DISCERNIMENTO VOCACIONAL
► Retiro de Discernimento para o Ano Sabático “Senhor, que queres que eu faça?” (At 9,6)
► Retiro Final de Discernimento e envio, para responder ao chamado de Deus

Percurso Pastoral e Vocacional


FORMAÇÃO POR ESTADO DE VIDA  

1)Casais, Noivos e Namorados
 
► Familiaris Consortio – Exortação Apostólica de João Paulo II sobre a função da Família Cristã no Mundo de hoje
► Carta do Papa às Famílias – Ano Internacional da Família
► Evangelium Vitae – Carta Encíclica de João Paulo II – Sobre o Valor e a Inviolabilidade da Vida Humana
► Preparação para o Sacramento do Matrimónio – Conselho Pontifício para a Família
► “Amar é perdoar” – Para construir um casamento sólido, místico e realista – Livro do Padre Jacques Marin

2) Celibatários

► Celibatários consagrados a Deus pelo seu Batismo
► Celibatários, discípulos de Cristo
► Celibatários, amigos do Esposo (Jo 3, 29)

3) Vida Consagrada
Chamado à vida Consagrada / Fontes Cristológicas e Trinitárias da Vida Consagrada / Sequella Christi / Vida consagrada como manifestação do Amor de Deus, no mundo / Pobreza, Castidade, Obediência / Os votos / Várias formas de vida consagrada.

► “Vita Consacrata” – Exortação Apostólica Pós-Sinodal sobre a Vida Consagrada e sua Missão na Igreja e no Mundo
► “Partir de Cristo” – Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as sociedades de Vida Apostólica – Um renovado compromisso da Vida Consagrada no Terceiro Milênio
► “Faz a alegria de Jesus” – Vidas consagradas para a Nova Evangelização – Padre Jacques Marin

Percurso Doutrinal

A) A IGREJA QUE PROFESSA A FÉ: O CREDO

► Introdução à Teologia (Credo)
► Introdução à Mariologia e à Escatologia- Constituição Dogmática “Lumen Gentium”- Carta Encíclica “Redemptoris Mater” de João Paulo II – Mãe do Redentor- Rosarium Virginis Mariae – Carta Apostólica de João Paulo II

B) A IGREJA QUE CELEBRA A FÉ: A LITURGIA
► Introdução à Cristologia e Eclesiologia 
► Introdução à Sacramentologia e Liturgia
- Lumen Gentium «De Eclesia» - Constituição Dogmática do Concílio Ecuménico Vaticano II sobre a Igreja;
- Constituição Pastoral “Gaudium et Spes” – Sobre a Igreja no mundo de hoje – Documento do Concílio Vaticano II;
- Sobre a Unidade da Igreja – “Ut Unum Sint” – sobre o empenho ecuménico,- “Diálogo e anúncio”
– Pontifício conselho para o diálogo inter-religioso.
- Constituição “Sacrossantum Concilium” sobre a Sagrada Liturgia,
- “Dies Domini” – Carta Apostólica do Papa João Paulo II;
- “Ecclesia de Eucharistia”
– Carta Encíclica sobre a Eucaristia na sua relação com a Igreja, do Papa João Paulo II;- “Mane Nobiscum Domine”
– Carta Apostólica de João Paulo II- Outubro de 2004-2005.
- Carta Encíclica “Dives in Misericórdia”, de João Paulo II;
- Sacramento da Reconciliação – “O milagre do Amor” – Pe. Jacques Marin

C) A IGREJA QUE VIVE A FÉ: A MORAL
► Introdução à teologia moral
► Introdução à Doutrina Social da Igreja - Carta Encíclica “Veritatis Splendor”, de João Paulo II;- Rerum Novarum- Mater Et Magistra- Pacem In Terris- Populorum Progressio- A fome no mundo - Pontifício Conselho “Cor Unum”: um desafio para todos

D) A IGREJA QUE REZA: A ORAÇÃO
► Introdução à Espiritualidade:
► Introdução à Patrística
► História da Igreja - Experiência com Deus- Escola dos Santos: Santidade. Vida, Doutrina e Espiritualidade dos Santos- Introdução aos Padres da Igreja- Leituras Patrísticas- Padres Gregos e Latinos

Percurso Antropológico

A Comunidade Sementes do Verbo desenvolveu um Percurso Antropológico, que visa possibilitar-nos um conhecimento de si mesmo sob o olhar de Deus, conduzindo-nos por um caminho de cura, conversão, aceitação e santificação da nossa identidade, afetividade e sexualidade; Trata-se de um percurso de Formação Humana e Espiritual à luz da Revelação Divina, com oração e acompanhamento individual.

IDENTIDADE: “Conhecereis como és conhecido! ”
► O Homem à imagem de Deus: Um ser espiritual e corporal / Homens e mulheres sob o olhar de Deus / Em busca da sua identidade / Identidade Batismal / Identidade Homem/Mulher / Identidade Racial / Verdadeira identidade e falsas identidades / O coração de criança : deixar-se revelar e amar / A Dignidade da Pessoa Humana / Acolher a nossa humanidade / Homens e mulheres: templos do Espírito Santo
► A graça de ser mulher / De filha tornar-se mulher, esposa e mãe /  A mulher acolhe e dá a vida / As feridas na identidade feminina / Ser curada, no seio da Sagrada Família / A mãe mostra o pai e oferece o seu filho / A mulher como mediadora
► A graça de ser homem /Identidade masculina / Tornar-se Filho, Homem, Esposo e Pai / Se tornar Filho, Esposo para se tornar Pai / Paternidade de São José: Qualidades do Pai;
► Etapas de crescimento humano e espiritual: infância, adolescência, vida adulta e maturidade.

AFETIVIDADE: “Torna-te aquilo que és! ”
► Espiritualidade antropológica equilibrada / Antropologia estrutural / O homem na sua globalidade: Alma, Corpo e Espírito / A cela do duplo conhecimento de Deus e de si mesmo /Conhecer as suas tendências / O Amor revela / Deixa-te amar / Aprender a amar, com todo o nosso ser / Conhece-te a ti mesmo, ama-te e esquece-se a ti mesmo / Aceitar e desenvolver a sua Feminilidade/Masculinidade / A crise da masculinidade e feminilidade: homossexualismo e homo filia / Cura no seio da Sagrada Família;
► Vida espiritual e vida afetiva /Os desejos carnais e espirituais / A importância do desejo na vida humana e espiritual / Passar do sensível ao espiritual / Viver como filhos e filhas de Deus / Reconhecer e aceitar a Pedagogia de Deus em nossa vida / Os sentimentos e os afetos / os gestos  / Os gestos e a dança / As vestes ao serviço do corpo;
► Subjetivismo, relativismo e objetivismo/ A verdadeira paz e as falsas pazes / Reconhecer os seus limites e fragilidades / A transparência / A graça pode mais – duas instâncias: o polícia interior e o espelho / Provação, Tentação e Combate Espiritual / A fragilidade humana / Ascese: purificação ativa dos sentidos / Purificação passiva dos sentidos, portas da alma / Purificação da memória / O Sofrimento ; 
► Memória, Vontade e Inteligência/ Anamnese – fazer memória/ Estruturação e relação / As dificuldades da relação/ A concupiscência / A Amizade / Ligações afetivas e separações / As paixões / A Co-dependência afetiva / Aceitar morrer a si mesmo na nossa afetividade / A Escuta e a capacidade de se exprimir / Liberdade e reponsabilidade / Renúncia ;
► Passar da imaturidade afetiva para a maturidade da nossa vocação/ Etapas de crescimento e liberdade interior / Crescer em Deus e crescer em humanidade / Crescer e  fazer crescer / A fidelidade ou a arte de perseverar…

SEXUALIDADE: “Sede Fecundos e multiplicai-vos…”
► Chamados ao Amor e a fecundidade / Sexualidade e Santidade / O Plano de Deus para a Sexualidade Humana
► A sexualidade e a vida sexual em Cristo / Sexualidade Masculina e feminina / Personalidade sexual
► O Corpo: Templo do Deus Vivo / A Virgindade e a Pureza / Reencontrar a sua inocência / Ser re-virginizados no amor
► A sexualidade é relacional / A vivência da sexualidade segundo os diferentes estados de vida / A castidade : caminho de liberdade e santidade / A Castidade consagrada e Castidade conjugal / o Autodomínio / a virgindade por Amor do Reino
► Sexualidade responsável : Amor e Responsabilidade / A relação Sexual: comunhão e fecundidade no Amor / o ato sexual, linguagem de comunhão
► Aceitar a sua fecundidade / Chamados à paternidade e maternidade / Sexualidade como encarnação do amor conjugal: vocação da sexualidade conjugal / O Método Billings
► Diferença entre pecado e feridas / Antropologia das feridas de sexualidade; Distúrbios da sexualidade / Compreender os desvios sexuais e relacionais  / cura das feridas / aceitação e reconciliação com as suas fragilidades / Passar da imaturidade sexual à maturidade sexual fecunda / O Amor mais forte que a morte
► O Dom da paternidade e maternidade espirituaisApresentação de: - “Mulieris Dignitatem” – Carta Apostólica de João Paulo Ii, sobre a dignidade e vocação da mulher- Carta do Papa João Paulo II às mulheres- “Fides et Ratio” - Carta Encíclica de João Paulo II  sobre as relações entre Fé e Razão- Sexualidade Humana – Verdade e Significado – Conselho Pontifício para a Família. A Sexualidade segundo João Paulo II
CURA E CONVERSÃO: “Livres para Amar !”
►A pedagogia divina na nossa história / Conversão e aceitação de si em Deus / Conhecer-se à luz do Amor de Deus/ Aceitar a sua parte de sombra/ Aceitar fazer a experiência da sua vulnerabilidade / Se salvar a si mesmo ou se deixar salvar? / Uma existência marcada pela ação de graças
►Tomada de consciência da origem das minhas feridas / Nascimento da ferida / As feridas interiores / A antropologia das feridas
►Reação às feridas / feridas e mecanismos de defesas / A Feridas fundamentais : abandono e agressão / O filho abandonado /As feridas da identidade, afetividade e sexualidade / A ferida do Aborto / A Ferida do divórcio / A ferida dos filhos de pais adotivos/ Ferida da Homossexualidade e do Abuso sexual
►O processo de cura das relações às feridas / A cura interior – acompanhamento psico-espiritual / Caminho de cura e conversão / A Cura da criança interior / A cura interior e o combate espiritual
►Trabalhar as Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Caridade; e as virtudes Cardeais: Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança
►Caminho de Reconciliação e de Perdão / Perdoar tudo e para sempre / Aprender a caminhar na verdade / O abandono filial / Livres, sob o olhar do Pai! / A Vida no Espírito
►Caminho de compaixão e reconciliação / Viver o instante presente / Morte a si mesmo / Etapas de Purificação
►Cura e Libertação / Autoridade espiritual  no combate contra o mal / Combate espiritual / Provações e tentaçõesRetiros: Retiro de Cura e Conversão «No princípio Deus! Gn 1,1»  Cura de auto-estima “Torna-te aquilo que és!”Colóquio Internacional : Orações para obter cura – Cardeal Ratzinger  - em colaboração com Pontifício Conselho dos Leigos

Percurso Bíblico

Introdução a Bíblia
Abreviaturas, Cronologia, Léxico Bíblico. Cânon Bíblico. História do Texto Sagrado e Interpretação da Bíblia na Igreja – Documento da Comissão Bíblica. Apresentação de: ►Constituição dogmática sobre a Revelação Divina – Dei Verbum do Vaticano II.Introdução ao Percurso Bíblico: Introdução ao Antigo Testamento e ao Novo Testamento.
Introdução de cada Percurso Bíblico e aprofundamento de temas bíblicos.
A) Percursos de Estudo: ANTIGA ALIANÇA
1) De Abraão à Terra Prometida: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué e Juízes.
2) Dos Reis ao Exílio: Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas e 2 Crônicas.
3) Dos Reis ao Exílio (com os Profetas): Oséias, Amós, 1º Isaías, 2º Isaías, Miquéias, Sofonias, Naum, Habacuc, Jeremias e Ezequiel.
4) Da Restauração (Volta do exílio) a época Persa (Nascimento do Judaísmo): Ageu, Zacarias, 3º Isaías, Esdras, Neemias, Abdias, Joel e Malaquias.
5) Da época Helenística (Perseguições) a Cristo (época romana): 1 Macabeus, 2 Macabeus, Judite, Daniel, Baruc, Sabedoria e Ester.
6) Os escritos Sapienciais: Jonas, Jó, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Eclesiástico, Salmos, Tobias.

B) Percursos de Estudo: NOVA ALIANÇA
1) Os Evangelhos e os Atos: Mateus, Marcos, Lucas, João e o Livro dos Atos dos Apóstolos.
2) Cartas de Paulo I – Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses.
3) Cartas de Paulo II – 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filémon.
4) Outros Apóstolos – Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João, Judas. 5) Livro do Apocalipse.

Estrutura do Programa de Formação

1. 

1.PERCURSO BÍBLICO
a) Antigo Testamento  
b) Novo Testamento2.

2.PERCURSO ANTROPOLÓGICO
a) Identidade  
b) Afetividade  
c) Sexualidade3. 

3.PERCURSO DOUTRINAL - Catecismo da Igreja Católica
a) A Igreja professa a sua Fé: o Credo  
b) A Igreja celebra a sua Fé: a Liturgia
c) A Igreja que vive a Fé: a Moral  
d) A Igreja que reza: a Oração

4. PERCURSO PASTORAL E VOCACIONAL  
Estados de vida  
Vida comunitária e pastoral 
Discernimento vocacional5.

5.FORMAÇÃO PARA A MISSÃO
A Igreja que envia em Missão  
através de diferentes apelos vocacionais  
para dar frutos maduros para a vida do mundo

" É Hora da Missão, Entrai na Escola..."


Sempre me impressionou esta frase do nosso querido Papa João Paulo II, que nos exortava, missionário que ele era, a antes de mais nada… a entrar na Escola…Ser uma Escola da Palavra, da Vida de Oração e da Liturgia, Escola da Vida Fraterna, da Virgem Maria e dos mais pobres dos pobres… uma escola da vida contemplativa e missionária, escola para nos tornarmos discípulos de Cristo, qualquer que seja o nosso estado de vida…. eis a missão da nossa Família e Comunidade-Escola do Ano Sabático…
Respondendo ao apelo do Servo de Deus João Paulo II que exortava a todos a trabalhar para a nova evangelização… tanto dos pagãos, não batizados, como dos batizados paganizados… sendo este chamado, sempre atual e reforçado pelo nosso papa Bento XVI, que grita que “Ninguém seja analfabeto de Deus… Pois Deus é Amor”… os nossos fundadores receberam esta pedagogia simples e acessível para todos os que têm sede da Palavra de Deus e querem tornar-se discípulos de Cristo… seja qual for o estado de vida…

“ Proclama a Palavra…Ela é útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar… ” 2 Tim 3,16-17;4,2

Na Escola da Palavra

No Ano Sabático, a Palavra é semeada largamente em tudo o que vivemos e em todas as áreas do nosso ser… Ela é estudada, rezada, meditada, memorizada, cantada, anunciada e sobretudo vivida… pois não se trata de um escola teórica… mas uma escola de vida, da vida nova que a Palavra gera em nós, e à nossa volta… Escola na qual somos impulsionados a viver aquilo que Deus nos ensina durante o Percurso Bíblico nos fazendo caminhar do Gênesis ao Apocalipse… Vivemos, na verdade, um verdadeiro acompanhamento pela Palavra de Deus, onde reconhecemos a mesma pedagogia de Deus, tanto para com o seu povo…como para com a nossa alma… E a Palavra, ela ilumina, cura, converte…salva, forma, estrutura…dá uma coluna vertebral e uma bela dignidade aos filhos de Deus… Aquilo que eu não posso fazer, a Palavra pode e faz em nossas vidas quando a deixamos agir em nós… momentos da nossa vida… Tudo é centrado na Palavra… é a Palavra que nos gera novamente, que nos forma, nos revela, nos santifica… e nos permite responder Sim aos diversos chamados de Deus em nossa vida…O Ano Sabático é um ano para aprender a escutar a Palavra, resplandecer a Palavra e anunciá-la com criatividade! Como nos diz o Papa João Paulo II, preparando este novo milênio: “Não há dúvida que este primado da santidade e da oração só é concebível a partir duma renovada escuta da palavra de Deus. Alimentar-nos da Palavra para sermos «servos da Palavra» no trabalho da evangelização: tal é, sem dúvida, uma prioridade da Igreja ao início do novo milênio.”

*Na Escola da Vida de Oração e da Liturgia

“… Eles eram fiéis à fracção do pão e às orações…” Atos 2,42
Através da nossa vida de oração contemplativa, dos ofícios, dos sacramentos celebrados, da oração pessoal e comunitária, da adoração perpétua, da oração de louvor, de intercessão, do rosário… a nossa alma é como embebida no Amor que tudo transforma e purifica… E “Amor com Amor se paga…” como nos ensina Sta Teresinha… nossa vida se torna, então, um louvor para a Sua Glória, um transbordar de amor e gratidão por Aquele que tudo fez e faz para nos salvar e santificar!Como nos exorta o Servo de Deus João Paulo II, “as nossas comunidades devem tornar-se autênticas «escolas» de oração, onde o encontro com Cristo não se exprima apenas em pedidos de ajuda, mas também em ação de graças, louvor, adoração, contemplação, escuta, afetos de alma, até se chegar a um coração verdadeiramente « apaixonado ». Uma oração intensa, mas sem se afastar do compromisso na história: ao abrir o coração ao amor de Deus, aquela abre-o também ao amor dos irmãos, tornando-nos capazes de construir a história segundo o desígnio de Deus“.

*Na Escola da Vida Fraterna

“ Vinde e Vede... como eles se amam…”
A escola da vida fraterna é a boa terra onde se deve encarnar a Palavra meditada… é o lugar do Amor, do serviço, da gratuidade, da alegria e do perdão… o lugar onde descobrimos a felicidade de ser amados e de podermos amar, onde a ternura se purifica tornando-se forte e desinteressada… é também a escola da humildade, da paciência e da aceitação das nossas fragilidades e pecados… é a eterna escola do recomeçar… de refazer atos de fé, esperança e amor!É a escola que nos ensina a ”ver o outro como «um que faz parte de mim», para saber partilhar as suas alegrias e os seus sofrimentos, para intuir os seus anseios e dar remédio às suas necessidades, para oferecer-lhe uma verdadeira e profunda amizade. É a escola que nos ensina “a ver antes de mais nada o que há de positivo no outro, para acolhê-lo e valorizá-lo como dom de Deus: um « dom para mim »… é saber « criar espaço » para o irmão, levando « os fardos uns dos outros » (Gal 6,2) e rejeitando as tentações egoístas que sempre nos insidiam e geram competição, arrivismo, suspeitas e ciúmes …”

** Novo Millenium Ineunte n° 39, 33, 43. Papa João Paulo II

Na Escola da Evangelização

“Ai de mim se não evangelizar…” 1 Cor 9,16 
Evangelizar com alegria e simplicidade se aprende… transmitir o que recebemos, nas mais diversas ocasiões, é a nossa vocação, possível se vivermos sob o olhar do Pai e se formos dóceis às moções do Espírito Santo, deixando-nos tocar de compaixão pelos outros que estão sedentos sedentos do Amor de Deus e da Sua Palavra de consolação e verdade! É dando que se recebe… quanto mais evangelizo, mais sou renovado na chama do Amor, no zelo para propagar o evangelho… nas feiras, nas ruas, nos hospitais, nas escolas…onde houver uma alma sedenta! Estamos na permanente escola do coração de Deus e do coração humano…especialmente os mais pobres dos pobres…O mundo de hoje sofre de muitas solidões, vazios, abandonos, traições… novas formas de pobrezas, tão escondidas e cruéis… “ algumas almas estão doentes, muitas são fracas, mas todas sofrem… por isso que ternura deveríamos ter por elas” nos lembra Santa Teresinha, Doutora para o nosso século da ciência do Amor… (Conselhos e Lembranças)

Na Escola da Virgem Maria
“Fazei tudo o que Ele vos disser…” Jo 2, 5
A Virgem Maria tem nesta Escola um papel fundamental… é ela que é o canal para transformar as águas insípidas da nossa existência em vinho das bodas, da união com Deus…É Ela que nos leva ao Pai e nos ensina a escutar e a obedecer a Jesus. O milagre do vinho, o milagre da alegria é o milagre da escuta e da obediência filial… Ela nos ensina a procurar, seguir e permanecer sempre na vontade de Deus! A Virgem Maria é a nossa mãe e mestra, nosso modelo de Filha Bem Amada e de discípula fiel até à Cruz. Nesta Escola invocamos particularmente Nsra de Fátima, Nsra das Dores, Nsra do Rosário … Mãe das Sementes do Verbo, e nossa mãe!

“Não há quem tenha deixado casa, irmãos, mãe, pai, filhos ou terras por minha causa ou por causa do Evangelho,Que não receba cem vezes mais desde agora, neste tempo, casas, irmãos e irmãs, mãe e filhos, e terras, com perseguições; e no mundo futuro a vida eterna! “                   Mc 10, 29-30                  
   Ir. Maria- Sarah

Novamente Gerados pela Palavra...

 O Ano Sabático, um ano para Deus, é uma graça muito grande. É interessante ler como no judaísmo antigo da Antiga Aliança se praticava o ritmo dos anos: seis anos de trabalho e no sétimo descanso, consagrado ao Senhor. A nossa semana é feita de seis dias de trabalho e no sétimo dia, o domingo,  nós, os cristãos, o consagramos a Deus. Por que hoje não poderíamos ter o mesmo ritmo? Seis anos de trabalho e um ano para Deus? 

Há cerca de vinte e cinco anos atrás, minha esposa e eu interrompemos as nossas atividades profissionais para viver dois anos consagrados a Deus. Deixamos os nossos lugares de vida para entrar na Escola da Fé, a primeira escola de formação à Evangelização, fundada pelo profético Pe Jacques Loew, em Friburgo (Suíça). Nós podemos testemunhar que estes dois anos marcaram profundamente a nossa vida. 

A partir desta experiência, nós contribuímos como casal responsável para a fundação da Escola Jeunesse Lumière (Juventude Luz), na França, com o Padre Daniel Ange. 

Depois em 1986 fomos conduzidos a fundar a Comunidade Verbo de Vida, na França. Comunidade-Escola, que desde a sua fundação, propôs um programa de formação chamado o “Ano Sabático”. Durante estes anos, várias centenas de jovens, de casais e famílias, e de religiosos… foram renovados em profundidade através das graças do Ano Sabático. 

Em 2004 a Comunidade Sementes do Verbo nasceu em Palmas (no Estado do Tocantins - Brasil) por chamado e com o encorajamento do nosso Arcebispo de Palmas Dom Alberto Taveira Corrêa. Desde então, a Comunidade Sementes do Verbo propõe igualmente um Ano Sabático, do dia 19 de Março ao início de Janeiro. Este ano consiste em viver um programa equilibrado de vida de oração, formação bíblica, teológica e de vida fraterna, sendo acompanhados e ajudados pela comunidade.

 A formação dada é fundada sobre uma importante vida espiritual. Ela visa unir a qualidade do ensino com a descoberta do que cada um carrega como mistério próprio e chamado particular. É um ano de revitalização em Cristo e na sua Palavra, ano de transformação, de cura interior e de discernimento vocacional. 

Nós constatamos a cada ano, um antes e um depois, para cada pessoa que vive esta aventura. O mais marcante me parece ser a construção de cada  um na sua identidade e dignidade batismal. A pedagogia utilizada pela comunidade Sementes do Verbo busca ir ao encontro e levar em consideração todas as dimensões humanas e espirituais da existência.

 O Ano Sabático é uma escola de discípulos de Cristo e da Igreja, um bom trampolim para a vida cristã e a evangelização. Nove meses para ser gerados de novo, segundo a Palavra das Escrituras:

“Fostes novamente gerados por uma semente não corruptível, mas incorruptível, pela Palavra de Deus viva e permanente.”1 Pe 1,23

Então para os próximos candidatos: Bom Ano com o Senhor, convosco e com a Comunidade!                

  Georges Bonneval

Dom Alberto Taveira Correia

A Arquidiocese de Palmas possui o seu primeiro centro espiritual para todos os católicos que têm uma grande sede de se formar na escola da Palavra de Deus e da Igreja. Essa missão foi confiada à Comunidade Sementes do Verbo.

A Comunidade Sementes do Verbo tem a graça de trabalhar em profundidade a formação das pessoas, através do Ano Sabático de formação espiritual, humana, doutrinal.

No mistério de cada pessoa existe em comum o encontro com o Senhor, com todos os frutos que esse encontro suscita em suas vidas, pois o chamado de Deus entra em nossos corações de acordo com o ouvido que temos.

Que cada um responda com a capacidade e as condições que tem, apurando o seu coração e ouvido para entender os chamados do Senhor. As várias etapas do Ano Sabático são encontros preciosos com sua própria história e suas características.
O sonho que eu tenho é que aqueles que entrem nesta escola sejam inteiros e de Deus. Esse é o grande fruto.

Comunidade Sementes do Verbo

APRESENTAÇÃO DA COMUNIDADESEMENTES DO VERBOA Comunidade “Sementes do Verbo” foi fundada em Palmas, por chamado do Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa.

É uma Comunidade Nova, reunindo no seu seio, membros de diversos estados de vida (solteiros, consagrados, casais e famílias, padres…) numa vida dada a tempo inteiro a serviço da missão, para a vida do mundo, “pro mundi vita”.

Contemplativa e missionária, a Comunidade procura descobrir e valorizar as Sementes do Verbo escondidas nos corações e nas vidas humanas. Ela é chamada a dar a Palavra de Vida para fazer crescer em cada um, a dignidade e a vocação de filhos e filhas de Deus, discípulos de Cristo. Através da liturgia, da Palavra de Deus, da vida fraterna e da missão junto dos mais pobres, no seio da Família “Sementes do Verbo”.

Um dos seus principais apostolados é a Escola do Ano Sabático.

O Ano Sabático é uma escola de missão e evangelização

“ Eis que o semeador saiu para semear...”Mt 13, 3“Evangelizar é em primeiro lugar, dar testemunho, de maneira simples e direta de Deus, revelado por Jesus Cristo, no Espírito Santo.”*Ao longo de todo o ano mergulhamos nas diversas missões: em nossas casas através dos retiros e festivais de famílias, jovens, crianças…onde colocamos a serviço de Deus toda a nossa vida e os nossos dons e talentos… na arte com a música, dança, teatro, no testemunhos…O Semeador sai para semear … através de nós… e Semear é anunciar Cristo Caminho, Verdade e Vida (Jo 14,6) é gritar “Vimos o Senhor” e resplandecer da alegria de pertencer-Lhe. Isto através das missões externas realizadas nas paróquias, nas visitas porta a porta, noites de evangelização, shows, catequeses, pregação, testemunhos, orações… Nas escolas, com os jovens e crianças, indo de sala em sala para um anúncio querigmático e criativo, nas feiras, hospitais, presídios, bairros…* Papa Paulo VI, Evangelização do Mundo Moderno, nº 41 e 26.

Um Ano Sabático

9 meses de Escola de vida :humana, espiritual e missionária

- Escola para ser novamente gerado pela Palavra de Deus, pela liturgia e pela vida fraterna.- Escola de evangelização para a vida do mundo.
- Na Escola da Virgem Maria e dos mais pobres.
- Ano de conversão, cura, formação e santificação.
- Ano de discernimento vocacional para responder aos chamados de Deus na nossa vida.

De Março a Janeiro, no seio da Família«Sementes do Verbo».
Aberto a todos (jovens a partir de 18 anos, solteiros, casais e as familias, religiosos...) 

“Fostes novamente geradospor uma semente não corruptível,mas incorruptível, pela Palavra de Deusviva e permanente.”                 
                   1  Pedro 1, 23