quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Novamente Gerados pela Palavra...

 O Ano Sabático, um ano para Deus, é uma graça muito grande. É interessante ler como no judaísmo antigo da Antiga Aliança se praticava o ritmo dos anos: seis anos de trabalho e no sétimo descanso, consagrado ao Senhor. A nossa semana é feita de seis dias de trabalho e no sétimo dia, o domingo,  nós, os cristãos, o consagramos a Deus. Por que hoje não poderíamos ter o mesmo ritmo? Seis anos de trabalho e um ano para Deus? 

Há cerca de vinte e cinco anos atrás, minha esposa e eu interrompemos as nossas atividades profissionais para viver dois anos consagrados a Deus. Deixamos os nossos lugares de vida para entrar na Escola da Fé, a primeira escola de formação à Evangelização, fundada pelo profético Pe Jacques Loew, em Friburgo (Suíça). Nós podemos testemunhar que estes dois anos marcaram profundamente a nossa vida. 

A partir desta experiência, nós contribuímos como casal responsável para a fundação da Escola Jeunesse Lumière (Juventude Luz), na França, com o Padre Daniel Ange. 

Depois em 1986 fomos conduzidos a fundar a Comunidade Verbo de Vida, na França. Comunidade-Escola, que desde a sua fundação, propôs um programa de formação chamado o “Ano Sabático”. Durante estes anos, várias centenas de jovens, de casais e famílias, e de religiosos… foram renovados em profundidade através das graças do Ano Sabático. 

Em 2004 a Comunidade Sementes do Verbo nasceu em Palmas (no Estado do Tocantins - Brasil) por chamado e com o encorajamento do nosso Arcebispo de Palmas Dom Alberto Taveira Corrêa. Desde então, a Comunidade Sementes do Verbo propõe igualmente um Ano Sabático, do dia 19 de Março ao início de Janeiro. Este ano consiste em viver um programa equilibrado de vida de oração, formação bíblica, teológica e de vida fraterna, sendo acompanhados e ajudados pela comunidade.

 A formação dada é fundada sobre uma importante vida espiritual. Ela visa unir a qualidade do ensino com a descoberta do que cada um carrega como mistério próprio e chamado particular. É um ano de revitalização em Cristo e na sua Palavra, ano de transformação, de cura interior e de discernimento vocacional. 

Nós constatamos a cada ano, um antes e um depois, para cada pessoa que vive esta aventura. O mais marcante me parece ser a construção de cada  um na sua identidade e dignidade batismal. A pedagogia utilizada pela comunidade Sementes do Verbo busca ir ao encontro e levar em consideração todas as dimensões humanas e espirituais da existência.

 O Ano Sabático é uma escola de discípulos de Cristo e da Igreja, um bom trampolim para a vida cristã e a evangelização. Nove meses para ser gerados de novo, segundo a Palavra das Escrituras:

“Fostes novamente gerados por uma semente não corruptível, mas incorruptível, pela Palavra de Deus viva e permanente.”1 Pe 1,23

Então para os próximos candidatos: Bom Ano com o Senhor, convosco e com a Comunidade!                

  Georges Bonneval