quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Formação à Vida Comunitária e Pastoral

FORMAÇÃO À VIDA COMUNITÁRIA E PASTORAL

A Comunidade Cristã. As quatro perseveranças. Vida comunitária. Vida Fraterna. Humildade. A Caridade Fraterna.
► “Vida fraterna em comunidade” - Congregação para os institutos da vida consagrada e as sociedades de vida Apostólica.
Cada participante do Ano Sabático recebe um acompanhador espiritual que o ajudará a descobrir o seu mistério vocacional.

“Eis que te procurava forae estavas dentro de mim….” Sto Agostinho

Para mim, o Ano Sabático foi uma resposta do Amor Providente de Deus. Muitas vezes, digo: Se não fosse o Ano Sabático onde estaria? O que seria de mim? O que me levou a dar este passo foi a necessidade que sentia de receber uma formação profunda da Palavra de Deus, que até então representava algo de desconhecido e inacessível; Havia, ainda o grito do meu coração, que ansiava descobrir a vontade de Deus para minha vida, ou seja, minha vocação. Foi de grande importância o acompanhamento espiritual: ter alguém que me escutou, em nome do Senhor, e me ajudou a descer no mais fundo de minha alma. Foi um belo caminho a três, pois Jesus se fazia presente, e durante o qual foi revelando: quem eu sou aos Seus olhos; quem é Ele para mim; e o que Deus já havia inscrito em meu coração. Foi através do acompanhamento espiritual, ao longo dos nove meses, que pude ser confirmado no meu chamado e encontrei confiança para me lançar nesta aventura de ser todo de Deus. Hoje sou feliz de ser consagrado nos três votos, de estar me preparando para o sacerdócio e de anunciar a todos esta grande alegria: vale a pena dar tudo a Jesus! Irmão João, Português, 32 anos.
RETIROS DE DISCERNIMENTO VOCACIONAL
► Retiro de Discernimento para o Ano Sabático “Senhor, que queres que eu faça?” (At 9,6)
► Retiro Final de Discernimento e envio, para responder ao chamado de Deus