quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Caminhar ao Ritmo de Deus e da Igreja...

Durante este ano Trinitário nós aprendemos a viver ao ritmo de Deus e da Igreja através de três grandes etapas :

- No primeiro trimestre com o Filho recebemos graças de cura, conversão e salvação, vividos no mistério da Quaresma e da Páscoa.
- No segundo trimestre, cheios do Espírito de Pentencostes, somos santificados e aprendemos a vivenciar os dons e os carismas, para anunciar Deus ao mundo.
- Na terceira etapa, mergulhamos no coração do Pai, como “o Filho único voltado para o seio do Pai” (Jo 1,18) reavivando esta identidade batismal, descobrindo o mistério vocacional  que Deus semeou em nós.

Tudo isto para glorificarmos a Deus e contribuirmos para a salvação das almas, servindo a Igreja e evangelizando o mundo com um novo ardor missionário. “O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres… numa palavra o testemunho da Santidade.”

*O nosso dia a dia é marcado pela celebração da Eucaristia, a Adoração, a Liturgia das horas, com a beleza da Tradição e na novidade do Espírito, a oração meditada do Rosário, a Oração comunitária, carismática e pessoal, a graça santificante dos Sacramentos… É uma vida escondida de Nazaré através da formação cotidiana da Palavra de Deus, com percursos bíblicos e a sua pedagogia com todo o povo de Israel que se estende hoje a todas as nações; a formação humana, que nos faz viver a graça de ser homens e mulheres de Deus; e por fim, a  doutrina e o magistério da Igreja  com todos os tesouros deixados pelos Apostolos, que nos leva a ser estes discípulos com uma coluna vertebral.Nossa semana é ritmada pela liturgia, e de forma particular, pelos três dias do mistério Pascal:

- Quinta-feira- pela Celebração e Adoração Eucarística, lava-pés e oficio de mesa no qual intercedemos por toda a igreja; é um dia para celebrar e refazer a Comunhão !
- Sexta-Feira - dia de recolhimento, silêncio e jejum, oração, intercessão pelo mundo e os que sofrem, fazendo memória do mistério da paixão de Jesus Cristo.
- Sábado - dia dedicado a Virgem Maria e de oração carismática através da liturgia das vésperas da ressurreição; Dia dedicado ao percurso doutrinal e aos Retiros propostos no nosso Programa anual.
- Domingo - Celebração solene do Dia do Senhor e noite fraterna em comunidade - Retiros segundo o programa.
- Segunda-Feira- Dia de deserto pessoal, chamado “Shemá Israel” - tempo de repouso e intimidade com o Senhor.
- Terça-Feira- Início das formações bíblicas e do percurso antropológico. O ritmo dos Percursos biblicos são de três horas por dia, de 3ª Feira a 6ª Feira.- Quarta-Feira – dia de São José, dedicado à Escola da Missão, e ao trabalho artístico para a evangelização.